terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Mulher



Tema “Inserção da Mulher na Sociedade Atual”
Organização: CMDM Joinville
Dia: 25 de Março de 2011
Programação:

14 horas Abertura

14:15 minutos Composição da mesa

14:20 minutos Apresentação Artística (á definir)

14:30 minutos Palestra: Márcia T. de Oliveira ( Assistente Social, Profª PUC –PR)

15 :10minutos Exibição do Filme “Vida Maria”

15:30 minutos Palestra: Luci Choinarcki ( Deputada Federal)

16:10 minutos Palestra: Drª Dalila Pedrini (Assistente Social) (á Confirmar)

16:50 minutos Apresentação do Programa de Geração e Renda

17:05 minutos Depoimento de uma mulher freqüenta o Programa de Geração e Renda

17:20 minutos Encerramento

COFFE BREACK E FEIRA SOLIDÁRIA

Mais informações:
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM
Avenida Procópio Gomes, nº 749 - Bucarein
Fone: 3802 3790, 3802 3795 e 3802 3799
e-mail: cmdmjoinville@gmail.com

Fonte: CMDM Joinville

SESC Joinville - Programação

Parceiro Conselho Municipal Dos Direitos Da Mulher – CMDM

Criado pela lei 5133 de 17 de Dezembro de 2004, tendo como competência propositivas, consultivas e fiscalizadoras no que se refere as políticas publicas sobre a ótica de gênero, pela igualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres de moda a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.
Composição: São oitos membros representantes do Poder Público e oito membros de órgãos ou entidades representativas da sociedade civil envolvidas com a questão das mulheres.

CRONOGRAMA

Dia Local
14/03/2011 Shopping Cidade das Flores
15/03/2011 Sede do SESC
16/03/2011 Sede do SESC
21/03/2011 ONG Padre Fachini
23/03/2011 ONG Padre Fachini

Fonte: CMDM Joinville

III Conferência de Políticas para as Mulheres



Vai acontecer no período de 12 a 15 de dezembro.

A primeira reunião do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM) na gestão da ministra Iriny Lopes, ocorrida nesta quarta-feira (9/02), na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), estabeleceu os eixos para a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: o combate à miséria e à pobreza, uma vez que as mulheres são parte majoritária do setor mais empobrecido, especialmente as mulheres negras, e autonomia econômica, social e política das mulheres, o que vem de encontro e em sintonia com a prioridade do governo da presidenta Dilma Rousseff.
A III Conferência vai acontecer no período de 12 a 15 de dezembro, com a participação de três mil mulheres, será antecedida por uma grande mobilização em todas as regiões e acolherá as mais diferentes formas de organização a participação das mulheres urbanas, do campo, das florestas, ribeirinhas e dos povos e comunidades tradicionais.
Para potencializar e ampliar o debate e os espaços de participação, a Conferência utilizará as novas mídias, redes sociais, meios comunitários e alternativos de comunicação - rádios e TVs comunitárias, como forma de ampliar e refletir o diálogo e debate em todas as regiões congregando e envolvendo a diversidade de vozes nesse grande esforço para debater, elaborar e consolidar políticas Públicas para as mulheres brasileiras.
Para a ministra Iriny Lopes, "as políticas públicas para as mulheres passam pelo conjunto do governo e devem dar mais concretude à intersetorialidade e institucionalidade na execução das políticas setoriais para que cheguem até as mulheres”. Para Iriny Lopes, “políticas paras as mulheres não é problema das mulheres, é problema de governo e do país. Ela afirmou também, que a Conferência estará centrada na mudança da qualidade de vida das mulheres, em especial no combate à pobreza, mas vai para, além disso, tratará do conjunto das mulheres brasileiras em todas as suas diversidades”.
Este ano serão realizadas mais 13 conferências nacionais, dentre elas da Saúde, Educação, Previdência, Juventude, Segurança Alimentar, antecedendo a Conferência das Mulheres. Isso vai possibilitar uma estreita articulação para que as conferências nacionais contemplem, em suas deliberações, as questões dos direitos das mulheres, como um processo amplo de articulação, diálogo e cooperação, em todos os níveis, em torno dos direitos.

Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é foco da campanha do carnaval de 2011


A campanha tem por objetivo promover o debate nacional em torno do tema e sensibilizar a população para a importância do problema e incentivar a denúncia
“Proteja as nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é Crime. Denuncie. A Bola está com você”. Esse é o slogan da campanha de Carnaval que será lançada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) órgãos parceiros e terá o apoio dos estados, onde serão realizadas mobilizações locais. O lançamento nacional será nesta sexta-feira (25/02), no Aeroporto do Galeão/Rio de Janeiro.
A campanha promove o debate nacional em torno do tema da violência sexual contra crianças de adolescentes e a proteção dos seus direitos humanos, com ênfase no enfrentamento da violência sexual, sensibiliza a população para a gravidade do problema e incentiva a denúncia dessas situações.

Atividades de sensibilização serão realizadas durante o período pré-carnavalesco com foco na prevenção, além das mobilizações durante todo o Carnaval, para a divulgação dos canais de denúncia: Disque 100 e o Conselho Tutelar em cada estado.
Órgãos parceiros
Ministérios da Saúde, da Justiça, da Educação, do Turismo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Público do Trabalho, do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, das Polícias Federal e Rodoviária Federal, da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária e Caixa Econômica Federal.

Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias
Data: 21/02/2011

Mensagem para TV ressalta Lei Maria da Penha



A ministra Iriny Lopes da Secretaria de Política para as Mulheres gravou mensagem para as TVs e Rádios, por ocasião das comemorações do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Na mensagem, Iriny afirma que o diálogo com os movimentos sociais, governadores e prefeitos é fundamental para repactuar a efetivação das políticas públicas para as mulheres e garantir que essas ações cheguem até elas e mudem suas vidas. Igualmente importante, disse a ministra, é defender a Lei Maria da Penha, instrumento fundamental no combate à violência contra a mulher.
Ela salientou também que todos os esforços para melhorar a vida das mulheres só terão resultados “se elas forem as principais protagonistas dessas mudanças, se tiverem tratamento igualitário no mercado de trabalho, na sociedade, nos espaços de decisão e poder, pois quando a mulher transforma sua história, todo o país se transforma com ela”, afirmou.
Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias
Data: 21/02/2011

Conheca o Currículo da Nova Ministra Iriny Lopes



Iriny Lopes, 54 anos, deputada federal pelo Espírito Santo desde 2002, foi reeleita em 2010 para seu terceiro mandato na Camara dos Deputados. É muito conhecida sempre atuar em prol dos direitos humanos, inclusive nos temas que se referem à luta dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes, idosos, índios, quilombolas e negros. Durante seus mandatos, ela foi a relatora da Lei Maria da Penha e autora da Lei do Laço Branco.
Também foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa, em 2005. Integrou o Conselho de Ética da Câmara. Em 2009, foi relatora da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas em que pediu o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity.
Ao ser convidada pela presidenta da República, Dilma Roussef, para ser titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny disse que ações de combate à pobreza são fundamentais, porque as estatísticas demonstram que as mulheres – e por conseqüência as crianças – estão no centro da pobreza no Brasil. Durante sua gestão, ela também vai se dedicar as questões relativas ao trabalho da mulher, inclusive garantir seis mil novas creches no país.
O enfrentamento à violência contra a mulher é outro ponto de destaque, assim como o oferecimento de capacitação para as mulheres e a adoção de políticas de crédito e financiamento que ofereçam condições de empreendimento.
Iriny declarou que a SPM é um órgão que não tem como atuar sozinho. “Trabalharemos com muita proximidade a outros Ministérios que garantirão a efetividade dos programas que pretendemos implementar. Da mesma maneira, os governantes, principalmente os municipais, deverão ser grandes parceiros, interlocutores para que as políticas públicas para mulheres possam ser efetivadas em cada Estado, em cada município brasileiro”, explicou.

Histórico:
1956: nasce em Lima Duarte (MG), Iriny Nicolau Corres Lopes. Filha de pai grego (Nicolas Georges Korres) e mãe (Wanda Vitorino Corres) brasileira.
2002: eleita com expressiva votação deputada federal.
2005: foi a primeira mulher presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara.
2009: relatora da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas.
2010: foi indicada pelo PT para presidir novamente a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Foto: Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias

Central de Atendimento à Mulher é regulamentada por Decreto



O Ligue 180 é destinado a orientar mulheres em situação de violência
A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - foi regulamentada pelo Decreto Presidencial sob o n° 7.393/2010, publicado, nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União. Serviço telefônico de utilidade pública, em âmbito nacional, destinado a atender gratuitamente mulheres em situação de violência em todo o País, a Central foi criada em 25 de novembro de 2005.

Hoje, mais de 1,5 milhão atendimentos já foram feitos pelo serviço. Segundo a Ouvidora da SPM, Ana Paula Gonçalves, o documento institucionaliza o funcionamento do serviço.
Para entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, basta ligar 180. As ligações podem ser feitas por qualquer telefone - seja ele móvel ou fixo, particular ou público (orelhão, telefone de casa, telefone do trabalho, celular). É importante saber que toda ligação feita à Central é gratuita. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados.

Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias

Marta Rocha é a primeira mulher a ocupar a chefia da Política Civil do Rio de Janeiro


Ao assumir o cargo, Marta declarou que sua nomeação é um "desafio". Suas prioridades serão reforçar o treinamento policial e aumentar a atuação da corregedoria de polícia

A delegada Marta Rocha é a primeira mulher a ocupar o comando da Política Civil do Rio de Janeiro. Ex-diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), Martha assume o cargo após o desligamento do delegado Allan Turnowski, anunciado nesta terça-feira (15/2). O secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, deu as boas-vindas à nova chefe de polícia, ressaltando que está feliz por quebrar um paradigma ao escolher uma mulher para chefiar pela primeira vez no estado do Rio a Polícia Civil.
Ao assumir o cargo, Marta declarou que sua nomeação é um "desafio". "Vai exigir de mim o que tenho de maior: o amor à Polícia Civil, a dedicação à coisa pública, a honrabilidade do meu cargo e a certeza de que podemos construir sociedade justa e solidária", disse. Segundo ela, suas prioridades na chefia serão reforçar o treinamento policial e aumentar a atuação da corregedoria de polícia.
Perfil - A nova chefe da Polícia Civil, 51 anos, tem uma história de 29 anos de Polícia Civil, vividos praticamente em todas as áreas. Em 1990, ocupou o cargo de subchefe da Polícia Civil, por quatro anos. Também comandou a Delegacia Especial de Atendimento à Turista e atuou como corregedora de polícia. Ela foi subchefe da Polícia Civil, em 1999, e corregedora da Polícia.
Enquanto atuou como delegada titular da 15ª DP (Gávea), foi a responsável pelas investigações do sequestro ao ônibus 174, em 2000, que terminou com a morte de uma refém e do sequestrador. Na época, ela indiciou o comandante do Bope, que participava da operação. A delegada foi ainda vice-presidente da Comissão de Organização da Polícia Civil na Rio 92, além de ter sido professora da Academia de Polícia.
Em 2006, foi candidata a deputada estadual. Foi vice na chapa de Jorge Bittar (PT) para as eleições da Prefeitura do Rio, em 2004. Também foi presidente do Cedim (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher). Até esta terça-feira (15/2), a delegada ocupava a chefia da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM). Solteira e sem filhos. Marta é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá.

Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias
Data: 16/02/2011

Discurso da 1ª Presidenta do Brasil



Queridas Brasileiras, queridos Brasileiros

Estou feliz, como raras vezes estive em minha vida, pela oportunidade que a história me deu de ser a primeira mulher a governar o Brasil.
Mas estou emocionada pelo encerramento do mandato do maior líder popular que este país já teve. Ter a honra de seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria, são coisas que se guarda para a vida toda.
Conviver todos estes anos com ele me deu a dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção de sua despedida.
Mas Lula estará conosco. Sei que a distancia de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. A tarefa de sucedê-lo é desafiadora.
Saberei honrar o seu legado. Saberei consolidar e avançar sua obra.
A vontade de mudança do nosso povo levou um operário à Presidência do Brasil. Seu esforço, sua dedicação e seu nome já estão gravados no coração do povo, o lugar mais sagrado da nossa Nação.
Deixa, hoje, o governo depois de oito anos, período em que liderou as mais importantes transformações na vida do país.
A força destas transformações permitiu ao povo uma nova ousadia: colocar pela primeira vez uma mulher na Presidência do Brasil.
Para além da minha pessoa, a valorização da mulher melhora nossa sociedade e valoriza nossa democracia
Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao lado do Presidente Lula nestes oito anos: nosso querido Vice José Alencar. Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este homem! E que parceria fizeram Lula e Zé Alencar, pelo Brasil e pelo nosso povo!
Eu e Michel Temer nos sentimos responsáveis por seguir no caminho iniciado por eles.
Aprendemos com eles que quando se governa pensando no interesse publico e nos mais necessitados uma imensa força brota do nosso povo.
Também reafirmo aqui outro compromisso: cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e mais necessitados, mas governarei para todos!
Uma importante líder indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mão com os punhos fechados.
Pois eu digo: minhas mãos estão abertas e estendidas para todos, desde os nossos aliados de primeira hora até nossos adversários.
É com este espírito que eu assumo hoje o governo do meu país. Acredito e trabalharei para que estejamos todos unidos pelas mudanças necessárias --na educação, na saúde, na segurança e, sobretudo, na luta para acabar com a pobreza extrema.
Não peço que ninguém abdique de suas convicções. Buscarei apoio e respeitarei a critica. É o embate civilizado entre as idéias que move as grandes democracias, como a nossa.
Não carrego nenhuma espécie de ressentimento. Minha geração veio para a política em busca da liberdade, num tempo de escuridão e medo. Pagamos o preço da nossa ousadia, ajudando o País chegar até aqui. Aos companheiros que tombaram nesta caminhada, minha comovida homenagem e minha eterna lembrança.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros
Já fizemos muito, nos últimos oito anos.
Mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe a este momento.
Agora é hora de trabalho. Agora é hora da união.
União pela educação das crianças e jovens, união pela saúde de qualidade para todos e união pela segurança de nossas comunidades.
União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos para as atuais e futuras gerações.
União enfim para criar mais e melhores oportunidades para todos.
O meu sonho é o mesmo sonho de qualquer cidadão ou cidadã: o de que uma mãe e um pai possam oferecer aos filhos oportunidades melhores do que as que tiveram em suas vidas.
Este é o sonho que constrói uma família. Este é o desafio que ergue uma nação.
Apresentei a pouco uma mensagem com meus principais compromissos diante do congresso nacional.

Ali existem metas e objetivos, mas também sonhos.
Acho bom que seja assim. Para governar um país continental como o Brasil é também preciso ter sonhos. É preciso ter sonhos grandes e persegui-los.
Foi por não acreditar que havia o impossível que o presidente Lula fez tanto pelo país nestes últimos anos. Sonhar e perseguir os sonhos é exatamente romper o limite do possível.
Para consolidar e avançar as grandes conquistas recentes precisarei muito do apoio de todos vocês.
Quero pedir o apoio de todos, de leste a oeste, do norte ao sul do Brasil.
Vou estar ao lado dos que trabalham pelo bem do Brasil na solidão amazônica, nos rincões do nordeste, na imensidão do cerrado, na vastidão dos pampas.
Vou valorizar o desenvolvimento regional, sustentando a vibrante economia do nordeste, preservando e respeitando a biodiversidade da Amazônia no norte, dando condições à extraordinária produção agrícola do centro-oeste, a força industrial do sudeste e a pujança e o espírito de pioneirismo do sul.
Se todos trabalharmos pelo país ele nos devolverá em dobro o nosso esforço. O Brasil é uma terra generosa. Tudo que for plantado com mãos carinhosas e olhar para o futuro será colhido com abundância e alegria.

Que Deus abençoe o Brasil e o povo brasileiro!

Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias