quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fundação 25 de Julho/Joinville recebe conselheiras para encontro temático

No último dia 31 de Março de 2011, as conselheiras da sociedade civil e governamental reuniram-se na Fundação 25 de Julho para encontro temático e apresentaçãoes das diversas organizações que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/Joinville.
Confira realese das apresentações das organizações que participaram do encontro:































Seguindo as apresentações cada conselheira representando uma organização, mostrou em detalhes como funciona cada organização:












quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Tema: ”Participação da Mulher na Sociedade Contemporânea”




Com a presença da deputada Federal Luci Choinaki (PT), da professora da PUC-PR Márcia de Oliveira e da secretária de Assistência Social Rosemeri Costa, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizou na sexta-feira (25/3) um seminário alusivo ao Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de Março. O evento teve como tema "A participação da mulher na sociedade contemporânea". O número de mulheres inscritas no seminário surpreendeu, cerca de 121 acompanharam as palestras e o debate no fim do dia.


Luci Choinaki e a professora Márcia de Oliveira foram as palestrantes. Cada uma falou sobre o tema por durante 40 minutos. A deputada federal enfatizou por várias vezes a sua luta para conquistar espaço no mundo político, as dificuldades, o preconceito e até mesmo a desconfiança. Mas se diz orgulhosa de ter vencido na carreira e mais ainda por o Brasil eleger pela primeira vez na sua História uma mulher presidenta. "Muitas vezes eu pensava por que havia tanta desconfiança no trabalho de uma mulher na política, se os pensamentos poderiam ser até mesmo melhores, pois nós mulheres sabemos das dificuldades dentro de um lar", enfatizou.

A secretária de assistência social, Rosemeri Costa, salientou a violência contra a mulher que ainda é muito grande. Ela apresentou em sua fala números alarmantes. "A cada 46 minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica em Santa Catarina. Somados os casos de homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, estupro e tentativa de estupro, foram registrados 2.587 crimes no Estado somente neste ano. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A diferença é grande em relação á anos anteriores. Em 2007, era um crime a cada 2h45?, informou Costa.



O Programa de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência - PAMVVI, programa da Secretaria de Assistência Social, tem o seguinte perfil: são mulheres pobres, com idade de 21 a 40 anos, com ensino fundamental incompleto e que desenvolvem atividades como "do lar", empregada doméstica, diarista e faxineira. São mulheres que, na maioria das vezes, foram ameaçadas ou agredidas fisicamente, configurando os índices de ameaças e lesões corporais. Em 2010, o PAMVVI atendeu 150 famílias (entre mulheres e seus filhos) e em 2011 foram 63 mulheres até o momento.

Na Casa Abrigo Viva Rosa, local onde as mulheres ficam alojadas quando correm risco de morte, foram atendidas em 2010, 33 mulheres e seus filhos. Em 2011, foram atendidas 12 mulheres. Hoje são 3 mulheres e 7 filhos na casa Abrigo.

Para a presidente do Conselho esses eventos são de extrema importância, pois desta maneira as mulheres se sentem mais fortes em consolidar seu espaço na sociedade. "Uma das maiores lutas ainda é o do reconhecimento salarial. Homens e mulheres exercem a mesma função e muitas vezes a mulher recebe bem menos", salientou Valdete Daufemback Niehues.

Fonte: Joinville (28/03/2011) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Confira as fotos:







Fotos: Alessandra Cristina Bernardino