quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Tema: ”Participação da Mulher na Sociedade Contemporânea”




Com a presença da deputada Federal Luci Choinaki (PT), da professora da PUC-PR Márcia de Oliveira e da secretária de Assistência Social Rosemeri Costa, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizou na sexta-feira (25/3) um seminário alusivo ao Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de Março. O evento teve como tema "A participação da mulher na sociedade contemporânea". O número de mulheres inscritas no seminário surpreendeu, cerca de 121 acompanharam as palestras e o debate no fim do dia.


Luci Choinaki e a professora Márcia de Oliveira foram as palestrantes. Cada uma falou sobre o tema por durante 40 minutos. A deputada federal enfatizou por várias vezes a sua luta para conquistar espaço no mundo político, as dificuldades, o preconceito e até mesmo a desconfiança. Mas se diz orgulhosa de ter vencido na carreira e mais ainda por o Brasil eleger pela primeira vez na sua História uma mulher presidenta. "Muitas vezes eu pensava por que havia tanta desconfiança no trabalho de uma mulher na política, se os pensamentos poderiam ser até mesmo melhores, pois nós mulheres sabemos das dificuldades dentro de um lar", enfatizou.

A secretária de assistência social, Rosemeri Costa, salientou a violência contra a mulher que ainda é muito grande. Ela apresentou em sua fala números alarmantes. "A cada 46 minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica em Santa Catarina. Somados os casos de homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, estupro e tentativa de estupro, foram registrados 2.587 crimes no Estado somente neste ano. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A diferença é grande em relação á anos anteriores. Em 2007, era um crime a cada 2h45?, informou Costa.



O Programa de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência - PAMVVI, programa da Secretaria de Assistência Social, tem o seguinte perfil: são mulheres pobres, com idade de 21 a 40 anos, com ensino fundamental incompleto e que desenvolvem atividades como "do lar", empregada doméstica, diarista e faxineira. São mulheres que, na maioria das vezes, foram ameaçadas ou agredidas fisicamente, configurando os índices de ameaças e lesões corporais. Em 2010, o PAMVVI atendeu 150 famílias (entre mulheres e seus filhos) e em 2011 foram 63 mulheres até o momento.

Na Casa Abrigo Viva Rosa, local onde as mulheres ficam alojadas quando correm risco de morte, foram atendidas em 2010, 33 mulheres e seus filhos. Em 2011, foram atendidas 12 mulheres. Hoje são 3 mulheres e 7 filhos na casa Abrigo.

Para a presidente do Conselho esses eventos são de extrema importância, pois desta maneira as mulheres se sentem mais fortes em consolidar seu espaço na sociedade. "Uma das maiores lutas ainda é o do reconhecimento salarial. Homens e mulheres exercem a mesma função e muitas vezes a mulher recebe bem menos", salientou Valdete Daufemback Niehues.

Fonte: Joinville (28/03/2011) - Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Confira as fotos:







Fotos: Alessandra Cristina Bernardino

Março - Mês da Mulher

Parceria SESC e CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER/JOINVILLE
Dias 14,15,16,21 e 23 de Março - 2011


Mais de 100 mulheres de diversos bairros de Joinville, participaram do evento que homenageava a mulher - desde corte de cabelo até informações sobre a Lei Maria da Penha.
Confira as fotos





Fots: Alessandra Cristina Bernardino

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Mulher



Tema “Inserção da Mulher na Sociedade Atual”
Organização: CMDM Joinville
Dia: 25 de Março de 2011
Programação:

14 horas Abertura

14:15 minutos Composição da mesa

14:20 minutos Apresentação Artística (á definir)

14:30 minutos Palestra: Márcia T. de Oliveira ( Assistente Social, Profª PUC –PR)

15 :10minutos Exibição do Filme “Vida Maria”

15:30 minutos Palestra: Luci Choinarcki ( Deputada Federal)

16:10 minutos Palestra: Drª Dalila Pedrini (Assistente Social) (á Confirmar)

16:50 minutos Apresentação do Programa de Geração e Renda

17:05 minutos Depoimento de uma mulher freqüenta o Programa de Geração e Renda

17:20 minutos Encerramento

COFFE BREACK E FEIRA SOLIDÁRIA

Mais informações:
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM
Avenida Procópio Gomes, nº 749 - Bucarein
Fone: 3802 3790, 3802 3795 e 3802 3799
e-mail: cmdmjoinville@gmail.com

Fonte: CMDM Joinville

SESC Joinville - Programação

Parceiro Conselho Municipal Dos Direitos Da Mulher – CMDM

Criado pela lei 5133 de 17 de Dezembro de 2004, tendo como competência propositivas, consultivas e fiscalizadoras no que se refere as políticas publicas sobre a ótica de gênero, pela igualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres de moda a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.
Composição: São oitos membros representantes do Poder Público e oito membros de órgãos ou entidades representativas da sociedade civil envolvidas com a questão das mulheres.

CRONOGRAMA

Dia Local
14/03/2011 Shopping Cidade das Flores
15/03/2011 Sede do SESC
16/03/2011 Sede do SESC
21/03/2011 ONG Padre Fachini
23/03/2011 ONG Padre Fachini

Fonte: CMDM Joinville

III Conferência de Políticas para as Mulheres



Vai acontecer no período de 12 a 15 de dezembro.

A primeira reunião do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM) na gestão da ministra Iriny Lopes, ocorrida nesta quarta-feira (9/02), na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), estabeleceu os eixos para a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: o combate à miséria e à pobreza, uma vez que as mulheres são parte majoritária do setor mais empobrecido, especialmente as mulheres negras, e autonomia econômica, social e política das mulheres, o que vem de encontro e em sintonia com a prioridade do governo da presidenta Dilma Rousseff.
A III Conferência vai acontecer no período de 12 a 15 de dezembro, com a participação de três mil mulheres, será antecedida por uma grande mobilização em todas as regiões e acolherá as mais diferentes formas de organização a participação das mulheres urbanas, do campo, das florestas, ribeirinhas e dos povos e comunidades tradicionais.
Para potencializar e ampliar o debate e os espaços de participação, a Conferência utilizará as novas mídias, redes sociais, meios comunitários e alternativos de comunicação - rádios e TVs comunitárias, como forma de ampliar e refletir o diálogo e debate em todas as regiões congregando e envolvendo a diversidade de vozes nesse grande esforço para debater, elaborar e consolidar políticas Públicas para as mulheres brasileiras.
Para a ministra Iriny Lopes, "as políticas públicas para as mulheres passam pelo conjunto do governo e devem dar mais concretude à intersetorialidade e institucionalidade na execução das políticas setoriais para que cheguem até as mulheres”. Para Iriny Lopes, “políticas paras as mulheres não é problema das mulheres, é problema de governo e do país. Ela afirmou também, que a Conferência estará centrada na mudança da qualidade de vida das mulheres, em especial no combate à pobreza, mas vai para, além disso, tratará do conjunto das mulheres brasileiras em todas as suas diversidades”.
Este ano serão realizadas mais 13 conferências nacionais, dentre elas da Saúde, Educação, Previdência, Juventude, Segurança Alimentar, antecedendo a Conferência das Mulheres. Isso vai possibilitar uma estreita articulação para que as conferências nacionais contemplem, em suas deliberações, as questões dos direitos das mulheres, como um processo amplo de articulação, diálogo e cooperação, em todos os níveis, em torno dos direitos.

Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é foco da campanha do carnaval de 2011


A campanha tem por objetivo promover o debate nacional em torno do tema e sensibilizar a população para a importância do problema e incentivar a denúncia
“Proteja as nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é Crime. Denuncie. A Bola está com você”. Esse é o slogan da campanha de Carnaval que será lançada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) órgãos parceiros e terá o apoio dos estados, onde serão realizadas mobilizações locais. O lançamento nacional será nesta sexta-feira (25/02), no Aeroporto do Galeão/Rio de Janeiro.
A campanha promove o debate nacional em torno do tema da violência sexual contra crianças de adolescentes e a proteção dos seus direitos humanos, com ênfase no enfrentamento da violência sexual, sensibiliza a população para a gravidade do problema e incentiva a denúncia dessas situações.

Atividades de sensibilização serão realizadas durante o período pré-carnavalesco com foco na prevenção, além das mobilizações durante todo o Carnaval, para a divulgação dos canais de denúncia: Disque 100 e o Conselho Tutelar em cada estado.
Órgãos parceiros
Ministérios da Saúde, da Justiça, da Educação, do Turismo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Público do Trabalho, do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, das Polícias Federal e Rodoviária Federal, da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária e Caixa Econômica Federal.

Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias
Data: 21/02/2011

Mensagem para TV ressalta Lei Maria da Penha



A ministra Iriny Lopes da Secretaria de Política para as Mulheres gravou mensagem para as TVs e Rádios, por ocasião das comemorações do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Na mensagem, Iriny afirma que o diálogo com os movimentos sociais, governadores e prefeitos é fundamental para repactuar a efetivação das políticas públicas para as mulheres e garantir que essas ações cheguem até elas e mudem suas vidas. Igualmente importante, disse a ministra, é defender a Lei Maria da Penha, instrumento fundamental no combate à violência contra a mulher.
Ela salientou também que todos os esforços para melhorar a vida das mulheres só terão resultados “se elas forem as principais protagonistas dessas mudanças, se tiverem tratamento igualitário no mercado de trabalho, na sociedade, nos espaços de decisão e poder, pois quando a mulher transforma sua história, todo o país se transforma com ela”, afirmou.
Fonte:http://www.sepm.gov.br/noticias
Data: 21/02/2011